Mostrando postagens com marcador Renault. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Renault. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Renault corta produção na Argentina


O mal momento do mercado brasileiro de veículos já começa a fazer vítimas. Nesta segunda-feira (11), uma reportagem da agência de notícias Automotive News informou que a Renault vai interromper (imediatamente) dois turnos na fábrica de Córdoba, na Argentina, em resposta à forte queda nas exportações de carros ao Brasil. Segundo a publicação, o envio de modelos produzidos no país vizinho recuou 46% em maio na comparação com o mesmo mês de 2011.

De acordo com o Automotive News, um dos turnos da unidade "hermana" será interrompido ainda hoje (11), e o segundo será paralisado na próxima sexta-feira (15). Pelo balanço da Adefa (Associação das Fabricantes de Veículos da Argentina), o mercado local caiu 15% em maio, enquanto a produção encolheu expressivos 24% no mês. Na reportagem, a consultoria Boris Segura diz que o mercado argentino deve avançar modestos 2% em 2012, influenciado pelas recentes restrições alfandegárias envolvendo Brasil e Argentina.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Renault vai deixar de produzir Mégane Grand Tour

- Um amigo ouviu dizer que a Mégane Grand Tour vai sair de linha. É verdade?
- Imagina... Ela arrebenta em vendas! E você vai pagar uns R$ 20 mil a mais por outro carro com tudo o que a Grand Tour tem!

O diálogo é real e a reação da vendedora pareceu sincera. O que indica que ela ficará surpresa quando souber que a Renault vai, sim, interromper a produção da perua ainda este ano. O espanto se justifica, afinal, a GT nunca vendeu tão bem: em 2011, somou 9.810 emplacamentos, ante 2.864 do ano anterior. Até ontem, 4 de junho, 5.423 unidades haviam deixado as lojas.

O crescimento nas vendas é impulsionado pelas seguidas promoções realizadas pela montadora. Para se ter uma ideia, em junho de 2010, o preço da Mégane GT variava entre R$ 63.000 e R$ 65.500 - para as versões 1.6 (115 cv) e 2.0 (138 cv). No mesmo mês do ano passado, o valor já havia sido reduzido para R$ 49.050 - mas, então, apenas a 1.6 estava disponível (o que acontece até os dias de hoje). Agora, no site da montadora, a perua é anunciada por R$ 47.860 e pode ser encontrada por R$ 46.900 nas revendas. Só por curiosidade, em 2007, quando chegou ao mercado, ela custava cerca de R$ 70.000. No mesmo ano, vendeu 5.802 unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).

Qual o motivo para a descontinuação da produção, então? A resposta é simples: a Renault precisa ajustar sua linha de montagem. Desde junho de 2011, a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, opera em três turnos e está no limite de sua capacidade produtiva: 47 veículos feitos por hora - o que dá mais de 1.100 por dia. Nem aos sábados a produção para. Ainda assim, falta veículo para atender à procura, segundo fontes ligadas à marca.










Nesse contexto, a GT sairia de cena para abrir espaço para a ampliação da fabricação de modelos como o Duster e o Sandero, por exemplo. Desde março, o utilitário acumula seguidas altas nas vendas. Foram 2.707 unidades naquele mês, 2.885 em abril e 3.333 em maio. O Sandero segue o mesmo caminho. No último mês, 6.986 hatches foram comercializados, ante 5.447em igual período de 2011. Vale lembrar que nos primeiros quatro meses do ano, a Renault cresceu 29,5% ficou perto de alcançar 7% de participação no mercado - que é sua meta para 2012.

Outra medida que deve auxiliar a Renault no abastecimento do mercado brasileiro é a suspensão das exportações para países como Colômbia e México - para onde são enviados 8 mil veículos. A iniciativa também ajudará a abastecer os estoques durante a parada da fábrica, programada para o período de 15 de novembro a 15 de janeiro. Ao longo desses meses, será dado início à ampliação da fábrica, que permitirá a produção de 60 veículos/ hora - volume que deve ser atingido até 2015, após o investimento de R$ 1,5 bilhão.

terça-feira, 8 de maio de 2012

"Esquecido", Symbol ganha linha 2012 na Argentina


A Renault da Argentina comunicou, nesta sexta-feira (4), a chegada (tardia) da linha 2012 do Symbol, "sucessor" do Clio sedã de segunda geração – mas ainda feito sobre a mesma plataforma. O modelo, lançado no início de 2009, teve seu leque de versões reestruturado e perdeu a opção do motor 1.5 diesel de 85 cv, até então oferecido no país vizinho. A partir de agora, o Symbol usa apenas o bloco 1.6 16V, que no Brasil é flex e gera 115 cv com etanol.

Entre as versões, a montadora francesa enxugou o leque e "uniformizou" os nomes – as listas de equipamentos também foram redistribuídas, mas sem grandes mudanças. Agora o Symbol passa a ter três versões de acabamento: Authentique Pack I, Authentique Pack II e Expression Pack II. Em termos visuais, absolutamente nada foi alterado. No momento, a Renault trabalha no sucessor do hatch Clio, que será lançado no segundo semestre desse ano.

Renault apresenta Clio RS Red Bull Racing RB7


A Renault divulgou fotos e mais informações sobre a edição especial Clio RS Red Bull Racing RB7, a primeira de uma série que inclui o Twingo RS e o Mégane RS. "É uma homenagem aos laços entre a Renault Sport Technologies e a Renault Sport F1", diz o diretor de produtos da Renault Sport, Jean-Maxime Boulanger. O modelo, que celebra o bicampeonato da parceria com a Red Bull na F1, será vendido em cinco países: Espanha, Suíça, Bélgica, Áustria e França. Neste último, o preço inicial será de 27.900 euros e as reservas já podem ser feitas a partir do dia 17 de março.

Segundo a montadora francesa, o esportivo é uma combinação de design agressivo e tecnologia de ponta. Por fora, a carroceria leva o preto Profond Black, com detalhes do amarelo vibrante Sirus Yellow nos retrovisores e nos difusores. O teto vem com uma pintura xadrez e as portas possuem o adesivo da Red Bull. As rodas Interlagos de 18 polegadas são acompanhadas pelo pneu Bridgestone RE050A.

No seu interior, os bancos são revestidos por um amarelo discreto (Recaro) e o RS monitor disponibiliza, em tempo real, os dados sobre desempenho e modo de condução. 

Sob o capô, há um potente motor 2.0 de quatro cilindros que produz 203 cv e tem um torque de 22 kgfm. O Clio RS Red Bull Racing RB7 atinge de 0 a 100km/h em 6,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 225 km/h.

Duster, Clio e Logan recebem novidades na linha 2012


A Renault divulgou novidades na lista de equipamentos dos modelos Duster 2012/2013 e Clio e Logan 2012/2012. O hatch foi o que mais recebeu mudanças, enquanto o sedã compacto recebeu novo sistema de som. As novidades no Clio se concentram no pacote chamado Pack Plus, que agora conta, também, com apoios traseiros de cabeça, lavador e limpador do vidro traseiro e ar quente. Os preços de tabela do hatch variam entre R$ 25.300 e R$ 26.800.

Já o utilitário esportivo Duster recebeu apenas novo sistema de sensor de estacionamento, a linha Logan vem com novo sistema de som. A versão Expression 1.0 já virá com o aparelho que toca, além de rádio AM/FM e CD, arquivos em outros formatos, como MP3. Haverá, também, uma entrada USB e sistema Bluetooth para acessar dispositivos móveis. As versões do Logan variam entre R$ 28.610 e R$ 32.820 e o Duster é vendido entre R$ 51.800 e R$ 65.800.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Renault-Nissan arremata a Avtovaz

O namoro entreRenault-Nissane a russa Avtovaz já durava um bom tempo, e a uniãoentre as fabricantes enfim se consumou. Nesta quinta-feira (3), a aliança franco-japonesa anunciou a criação de joint venture com aRussian Technologies, companhia estatal de desenvolvimento de tecnologias. Juntas, as empresas terão 74,5% das ações da fabricante dos carros da Lada.

O processo de aquisição da Avtovaz, no entanto, só se completará na metade de 2014, após o grupo Renault-Nissaninvestir os US$ 750 milhões previstos na negociação. Nesta operação, a fábrica francesa investirá US$ 300 milhões, enquanto os R$ 450 milhões restantes serão pagos pela Nissan, que não possui participação na fabricante russa de veículos.

Já a companhia estatal concordou em rever os empréstimos feitos àAvtovaz, que somam quase US$ 1,8 bilhão. Primeiro a joint venture vai pagar US$ 238 milhões, e os R$ 1,56 bilhão restantes serão quitados nos anos seguintes – a Russian Technologies estendeu os prazos. O relacionamento entreAvtovaz e Renault começou em 2008, quando a francesa comprou 25% dos papéis da russa.

Renault divulga teaser do novo Clio europeu


A Renaultdivulgou nesta semana uma imagem como teaser do lançamento da nova geração do Clio para a Europa. Seguindo a linha que as marcas têm adotado nos últimos meses (para o desagrado da maioria), a imagem revela muito pouco do carro, exibindo apenas um detalhe do que parece ser a lateral traseira, com direito a um pedaço do conjunto de luzes. A informação importante, na verdade, está em texto: Mundial de Paris 2012, o que indica a apresenação oficial do compacto no salão local, que acontece em setembro.
Há algumas semanas, a Renault já havia divulgado outra imagem teaser do Clio, mostrando um detalhe da grade dianteira, que segue o novo padrão global da marca.

 
Powered by Blogspot