Mostrando postagens com marcador VW. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VW. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de maio de 2012

Novo Tiguan é lançado oficialmente



A nova geração do VW Tiguan foi anunciada em fevereiro, um mês depois ele foi apresentado no Salão de Genebra, mas só hoje acontece seu lançamento oficial. Porém, para quem acha que a espera acabou é preciso mais um pouco de paciência, já que as vendas só começam em agosto. O novo modelo do utilitário ganhou uma frente mais próxima ao Touareg, com versões urbanas e off-road, novos motores e novos sistemas de assistência.
O motor TDI 2.0 conta com tecnologia BlueMotion, uma série de dispositivos para reduzir o consumo de combustível, como o sistema stop/start e kers (recarregamento da bateria com energia da frenagem). O veículo consegue fazer em média 18,9 km por litro.Os motores a gasolina TSI em versões de 1.4 a 2.0 produzem uma potência entre 122 cv a 210 cv. Já as três versões a diesel têm potências que variam entre 110 cv a 170 cv.
O modelo padrão (baseado na versão alemã) inclui seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, janelas elétricas, display multifuncional, travamento central, bancos dianteiros com ajuste de altura e câmbio manual de seis marchas. O novo Tiguan ainda é equipado com sistema de detecção de desgaste, sistema de iluminação dinâmica inteligente e travamento eletrônico diferencial.








O carro comporta de 470 litros a 1.510 litros em seu porta-malas e está disponével em 12 opções de cores: duas monocromáticas (Candy White e Deep Ocean Blue), oito metálicas (Night Blue, Pepper Grey, Reflex Silver, Silver Leaf, Titanium Beige, Toffe Brown, Wild Cherry Red e Acapulco Blue) e duas opções peroladas (Deep Black e Venetian).
O atual modelo, que saiu em 2007, conseguiu 21% do mercado em 2010 na Alemanha e 12% na Europa. Desde o início, já foram vendidos 700 mil carros pelo mundo. Na Alemanha, as pré-vendas já começaram e já foram registrados 10 mil pedidos.

Polo adota novo padrão VW pela metade

Aderir à nova geração do carro imposta pela matriz seria o ideal, mas nem sempre as montadoras brasileiras podem fazer tal investimento. Por essas e outras, virou rotina usar a nova identidade pela metade, como nos casos mais emblemáticos de Peugeot 207 e Ford Fiesta Rocam. Desta vez, a Volkswagen adere à onda do “meio padrão” com a segunda reestilização do Polo nacional em 9 anos. Por que não trazer a nova geração disponível na Europa? Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da VW, explica: ”O modelo europeu exigiria um alto investimento e um reposicionamento de preço elevado”. A VW manteve faróis e lanternas, adotou novos para-choques e oferece o Polo reestilizado a partir de R$ 44.390.

Segundo a marca, a atual geração ainda tem lenha para queimar. “Este modelo do Polo atende plenamente à demanda do mercado brasileiro”, conta Sampaio. Os números da Fenabrave provam o contrário. De janeiro a junho deste ano, o hatch vendeu 4.560 unidades, menos de um terço do que o Fiat Punto, principal concorrente, emplacou: 15.973 carros. Para reagir, a Volkswagen adotou novos para-choques, mais discretos, semelhantes ao da versão europeia, com exceção dos faróis de neblina redondos. Atrás, os para-choques ganharam refletores nas pontas, como no Fox, dando a impressão do Polo ter ficado mais largo.







Faróis e lanternas ganharam máscara negra em preto brilhante, que combinam com as colunas B e retrovisores, pintados no mesmo tom. Esses itens dão mais esportividade e estão em todas as versões: 1.6, 1.6 e 2.0 Sportline e a ecológica BlueMotion. A GT 2.0 saiu de linha. “Decidimos preservar a sigla para modelos verdadeiramente esportivos”, explica Sampaio. Porém, uma faixa nas laterais da versão Sportline tenta ressaltar a esportividade do hatch. As qualidades técnicas também foram preservadas no Polo, visto que as mudanças foram apenas estéticas. O carro continua sendo um dos melhores compactos nacionais para ser dirigido, com suspensão milimetricamente acertada. Ao mesmo tempo que é confortável para os passageiros, torna o carro estável nas curvas.


A direção justa e o câmbio de engates precisos tornam a condução ainda mais agradável na cidade e também na estrada. O mesmo não se pode dizer do confuso sistema I-Motion, que apesar de ser o melhor entre os automatizados populares, ainda peca por falhar em manobras rápidas e por engatar marchas indesejadas. Por dentro, a versão Sportline ganhou teto preto, o que dá mais esportividade e um tom de luxo ao modelo. O moderno sistema de som oferece entrada USB e para cartão de memória. Porta-trecos como uma gaveta sob os bancos são uma vantagem do Polo, que conta com teto-solar disponível para todas as versões.

Polo Hatch Polo Sedan
1.6 R$ 44.390 R$ 47.770
1.6 I-Motion R$ 47.120 R$ 50.500
1.6 Sportline R$ 51.360 ---------------
1.6 Comforline --------------- R$ 53.920
1.6 Sportline I-Motion R$ 54.090 ---------------
1.6 Comforline I-Motion --------------- R$ 56.650
2.0 Sportline R$ 54.790 ---------------
2.0 Comforline --------------- R$ 57.330
1.6 BlueMotion R$ 48.700 ---------------

O motor 1.6 de 104 cv (etanol) de potência e 15,6 kgfm de torque tem bom desempenho para a cilindrada, o que não se pode dizer do propulsor 2.0 de 120 cv (etanol) – poderia render mais. Exceto o BlueMotion, que tem configurações diferentes e passa a adotar o sistema E-Flex, todas as versões sairão de fábrica equipadas com travas e vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado e abertura interna do porta-malas. Sensores de estacionamento, freios ABS e airbag duplo estão entre os opcionais. O sedã segue as mesmas alterações, também à espera melhores dias: vende o mesmo que o Fiat Linea, mas muito menos do que o Honda City. A esperança é que os pequenos detalhes impulsionem a venda da linha. Mas será que são suficientes? A Volkswagen acredita que sim.

Gol e Fox ganham série Rock in Rio

A Volkswagen começa a vender a partir de julho séries especiais de Gol e Fox em homenagem ao festival Rock in Rio, que acontece entre setembro e outubro na capital do Rio de Janeiro. Os modelos trarão diversos itens em alusão ao festival, como faixas nas laterais, logotipo estampado nos bancos e nas laterais de portas. Até mesmo o cinzeiro trará o logo do evento. O carro mais vendido do Brasil chegará por R$ 35.350, enquanto o Fox sairá a partir de R$ 40.990.

As vendas acontecem até o início do festival e estão limitadas em 4 mil unidades do Gol e 1,6 mil do Fox. Eles estarão disponíveis nas cores branco, azul e vermelho, todas do logo do Rock in Rio. O Gol estará disponível apenas com motor 1.0 de 76 cv (etanol), enquanto o Fox será oferecido com o 1.6 de 104 cv (etanol).


Rodas especiais também fazem parte do pacote, ambas pintadas na cor cinza. O Gol virá equipado com modelos aro 14, calçadas em pneus 185/65, e o Fox de aro 15 e pneus 195/55. Ambos virão equipados de série com direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e sistema de som com entrada USB e para cartão de memória. Segundo a Volkswagen, quem comprar um modelo da série especial, ganhará uma senha que dará o direito de baixar na internet as músicas gravadas no festival.

Nova Kombi deve chegar em 2014


Ao que tudo indica, teremos mais um Volkswagen nostálgico no mercado em breve. A Volkswagen Bulli deve ser fabricada a partir de 2014, de acordo com a revista britânica AutoCar. Segundo a publicação, o modelo será feito em Puebla, no México, o que aumentam suas chances de vir para o Brasil.

O modelo deverá compartilhar a mesma plataforma do novo Beetle, que desembarcará no mercado brasileiro no final de 2012. Devido às formas quadradas, o carro é comparado com a boa e velha Kombi até mesmo pela própria montadora alemã. No entanto, esqueça a vocação para o trabalho com a Bulli. Ela deverá ocupar apenas cinco pessoas, como um carro de passeio convencional.

Volkswagen revela seu novo popular mundial, o up!


Um carro pequeno, acessível, simpático e muito moderno, que “vai redesenhar o segmento de compactos” – e o próprio conceito de automóvel urbano. Sim, a linguagem é extremamente marqueteira. Mas é o que diz o primeiro comunicado oficial da Volkswagen sobre o up!, seu mais novo compacto popular. Com o hatch pequeno, a marca alemã quer a liderança mundial da indústria. E promete revolução, tal como o Fusca nos anos 50.

As primeiras informações do up! foram reveladas na manhã deste domingo (21). E de fato surpreendem. Por fora, a versão final do modelo preserva quase todos os traços exibidos no protótipo homônimo, mostrado pela primeira vez em setembro de 2007, no Salão de Frankfurt (Alemanha). A estreia oficial, inclusive, será novamente na mostra alemã, daqui a três semanas. E as vendas na Europa começam em dezembro.


Das inovações anunciadas pela Volkswagen, o up! surpreende por propor uma real democratização das tecnologias modernas. O carrinho de apenas 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura terá um sistema multimídia avançado, com aplicativos variados e tela sensível ao toque; vai usar motores pequenos novinhos e ultra-econômicos; e terá recursos de segurança inéditos em carros do seu porte.

Esqueça o “pacote Brasil” para compactos, com airbags frontais e freios com ABS. O up! terá o City Emergency Braking, sistema que freia o veículo sozinho a uma velocidade de até 30 km/h – tecnologia semelhante ao City Safety da sueca Volvo. O recurso – hoje disponível no Brasil apenas em modelos luxuosos e sofisticados – trabalha com sensores a laser e promete evitar aquelas batidinhas de trânsito.


Com o up!, a montadora alemã também apresenta uma nova geração de motores 1.0 litro de três cilindros em linha. O bloco terá potências de 60 e 75 cavalos. E vai trabalhar associado ao sistema start/stop (que desliga o motor em paradas curtas) para entregar um consumo médio impressionante de 23,8 km por litro de gasolina. O up! ainda terá uma versão movida a gás natural de 68 cv e outra 100% elétrica – esta programada para 2013.

A Volkswagen não revelou muitas informações técnicas – teremos de aguardar a premiére em Frankfurt. Mas as versões de acabamento estão confirmadas: a de entrada será a take up!, a intermediária move up! e a topo de linha high up! (tudo com letras minúsculas mesmo). E para o lançamento, também serão oferecidas as configurações up! black e up! white, ambas baseadas na top – exatamente como no lançamento do novo Beetle.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

No pior abril desde 2009, Gol retoma ponta e S10 dispara

As vendas de automóveis e comerciais leves tomaram uma forte queda em abril, atingindo o pior resultado para o mês desde 2009, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 244.853 unidades comercializadas no período, uma queda de 13,8% em relação ao total vendido no mês de março. Em comparação com abril de 2011, a queda foi um pouco menor, de 10,3%.

Os números são resultado, principalmente, da retração dos empréstimos para a compra de veículos, que já vinha sendo registrada desde o fim de março. Isso foi consequência da redução de crédito por parte dos bancos, como resposta ao crescimento da inadimplência. Na comercialização total de veículos, incluindo caminhões e ônibus (além de carros e comerciais leves), a queda em abril foi ainda maior: 14,2% e um total de 257.875 unidades emplacadas.


Gol retoma liderança e nova S10 dispara

No mês de março, o Fiat Novo Uno virou "celebridade" após ultrapassar o Volkswagen Gol (G4/G5) com uma ajudinha do veterano Mille – vale ressaltar que a liderança do Gol no mercado brasileiro já dura 25 anos. Em abril, porém, tudo voltou ao normal: o hatch popular da Fiat não segurou a ponta e o Gol reassumiu o posto, com 78.357 unidades acumuladas entre janeiro e abril – a dupla Mille/Novo Uno totalizou 75.409 vendas e volta à segunda colocação.

Ainda entre os hatchs compactos, o Renault Sandero segue com vendas fortes e, agora, está aparentemente consolidado entre os dez modelos mais vendidos no país. Em abril, o modelo somou 6.828 unidades. Outro que continua saindo bem (apesar da queda) é o Nissan March. O hatch mexicano emplacou 3.255 unidades, bem menos que as 4.597 registradas em março, mas a queda brusca (que também atingiu o Sandero) acompanhou o ritmo do mercado geral.










Entre os sedãs pequenos, o destaque continua a ser o Chevrolet Cobalt, que tem registrado ótimas vendas diante de um 2012 não tão positivo para o mercado. O modelo somou 5.109 unidades em abril e já totaliza mais de 20 emplacamentos no ano - é o 11º carro mais vendido do país. Já o Fiat Siena recuperou parcialmente as vendas após a estreia da nova geração, agora chamada de Grand Siena. Foram 5.110 unidades, contando o modelo velho.

No segmento de médios, o Peugeot 308 – lançado em março – ainda não disse muito a que veio. Em abril, o modelo produzido na Argentina registrou 777 vendas, volume muito baixo perto das 1.731 unidades do Ford Focus hatch, vice-líder atrás do Hyundai i30. O estreante Chevrolet Cruze Sport6 (hatch) também não foi muito bem e somou só 352 unidades. Mas o novo hatch médio da General Motors ainda não teve um mês cheio de vendas (a esperar). 



No nicho dos sedãs médios, o Toyota Corolla segue imbatível, com 16.558 unidades acumuladas entre janeiro e abril – bem mais que as 12.114 unidades do vice Chevrolet Cruze. O Honda Civic, no entanto, corre pelas beiradas. Após a estreia da nova geração, em fevereiro, o sedã da Honda tem mantido médias mensais próximas de 3.500 unidades, patamar que pode aproximá-lo da ponta. Já o sul-coreano Hyundai Elantra segue tímido, com 2.404 unidades no ano.

Passando ao segmento de utilitários, temos uma das brigas mais acirradas do ano. O Ford EcoSport, com 9.615 vendas no acumulado, está a apenas nove unidades de perder o posto para o Renault Duster, que soma 9.606 entregas. E no segmento de picapes médias, a Chevrolet S10 está cada vez mais líder. Após a estreia da nova geração, em março, as vendas saltaram e o modelo já soma 9.691 unidades – a vice-líder Toyota Hilux tem 7.679 unidades.

Confira abaixo os rankings por modelo e por montadora do acumulado de vendas do mercado brasileiro em 2012: 

Modelos

1º) VW Gol G4/G5 – 78.357 unidades
2º) Fiat Mille/Novo Uno – 75.409 unidades
3º) Fiat Palio/Novo Palio – 47.405 unidades
4º) VW Fox/CrossFox – 43.161 unidades
5º) Chevrolet Celta – 36.157 unidades
6º) Ford Fiesta hatch – 34.601 unidades
7º) Fiat Strada – 34.531 unidades
8º) Chevrolet Classic – 30.845 unidades
9º) Renault Sandero – 26.942 unidades
10º) VW Voyage – 26.862 unidades
11º) Chevrolet Cobalt – 20.735 unidades
12º) VW Saveiro – 20.573 unidades
13º) Chevrolet Agile – 19.722 unidades
14º) Fiat Siena/Grand Siena – 16.866 unidades
15º) Toyota Corolla – 16.558 unidades

Montadoras

1º) Fiat – 227.049 unidades (22,31%)
2º) Volkswagen – 210.712 unidades (20,71%)
3º) General Motors – 178.127 unidades (17,51%)
4º) Ford – 96.714 unidades (9,51%)
5º) Renault – 68.871 unidades (6,77%)
6º) Nissan – 35.921 unidades (3,53%)
7º) Honda – 31.748 unidades (3,12%)
8º) Hyundai – 28.668 unidades (2,82%)
9º) Toyota – 26.674 unidades (2,62%)
10º) Citroën – 22.127 unidades (2,17%)
11º) Peugeot – 20.854 unidades (2,05%)
12º) Mitsubishi – 16.173 unidades (1,59%)
13º) Kia Motors – 13.996 unidades (1,38%)
14º) JAC Motors – 6.785 unidades (0,67%)
15º) Chery – 6.574 unidades (0,65%)








 
Powered by Blogspot