A Toyota confirma: seu novo compacto nacional, que começa a ser produzido no segundo semestre na nova fábrica de Sorocaba (SP), se chamará Etios - assim como na Índia, onde já é vendido, só que sem o “sobrenome” Liva. O carro está sendo apresentado hoje para a imprensa brasileira na cidade de Toyohashi, no Japão. O Etios deve começar a ser vendido em setembro, nas versões hatch e sedã. “Os dois chegam simultaneamente”, afirmou Yukitoshi Funo, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation.
A marca já havia anunciado o lançamento do Etios para o segundo semestre deste ano, mas os executivos ainda fazem mistério sobre o mês exato do lançamento. “Não posso precisar a data ainda”, disse Funo. Mas no dia anterior outro integrante da empresa deixou escapar que o Etios chega em setembro. A capacidade inicial da fábrica será de 70 mil unidades (no primeiro ano), segundo a marca.

A estratégia da Toyota é concorrer com modelos como VW Gol e Fiat Palio, além dos sedãs compactos, oferecendo modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 55 mil. O Etios terá duas opções de motores: além do novo 1.3 16V flex, haverá o 1.5 16V, também bicombustível - mas apenas o hatch contará com as duas opções, o sedã carregará apenas o bloco 1.5. O câmbio, por enquanto, é apenas manual de cinco marchas. “Temos uma grande preocupação em relação à concorrência, mas como filosofia da Toyota não gostamos de entrar em varejo, onde o cliente fica pedindo descontos. Prezamos muito pela qualidade de serviço e do produto”, afirmou Funo.
Novos projetos - Além do Etios, a Toyota pretende lançar, até 2015, oito modelos compactos voltados para os países emergentes, como China, Ásia, África, países árabes e da América do Sul. “Dentro do projeto de crescimento da Toyota, vemos o Brasil como um país de fundamental importância”, afirmou o vice-presidente. O plano da Toyota é igualar seu faturamento nos países desenvolvidos e emergentes - atualmente a marca tem 55% de faturamento nos países mais ricos e 45% nos países em desenvolvimento.

0 comentários:
Postar um comentário