domingo, 20 de maio de 2012

Aceleramos as novidades da JAC na China J2, J3 Sport e caminhão T140 chegam nos próximos meses ao Brasil


A convite da JAC Motors, visitamos a fábrica da marca chinesa em Hafei, na China, com a oportunidade de avaliarmos rapidamente três lançamentos da marca para o Brasil nos próximos meses.
J2 acrescenta jovialidade à linha JAC
O menor modelo da marca, o compacto J2, deve estrear no Brasil em novembro, logo após ser mostrado no salão do automóvel. De acordo com Habib, ele custará cerca de R$ 35 mil, e o empresário calcula que irá vender mais ou menos 1.500 unidades mensais do veículo. Na China, ele custa cerca de R$ 14.000, mas aqui os automóveis são bem mais baratos do que no Brasil. O Chery QQ, por exemplo, sai por menos de R$ 9 mil.





O modelo tem linhas modernas e, embora seja pequeno por fora, oferece bom espaço para ocupantes. É o JAC mais estiloso. O ponto fraco é o porta-malas, bem reduzido (menor que o do Ford Ka). O motor é o mesmo 1.4 16V do J3, de 108 cavalos. Avaliado rapidamente numa pequena pista de testes da fábrica, o carro mostrou vivacidade nas acelerações. O câmbio também tem bons engates, como no J3. A suspensão macia faz o carro balançar um pouco além do ideal nas curvas, um comportamento típico de automóveis chineses. Mas, até o lançamento nacional, a engenharia deve fazer alguns ajustes no carro. Os engenheiros brasileiros que estão trabalhando na China acompanharam o test drive da imprensa brasileira, e mostraram-se muito interessados em saber a impressão dos jornalistas, evidenciando preocupação em adaptar o comportamento do carro ao gosto nacional.





Assim como ocorre do lado de fora, o interior do J2 também é belo. O painel é pequeno (e o conta-giros é minúsculo), mas o hatch tem desenho jovial. A engenheira brasileira Marina Queiroz é uma das profissionais deslocadas para a China, com a missão de modificar o veículo destinado ao Brasil. Responsável pelo interior do J2, ela substituiu o acabamento vermelho dos bancos, painel e laterais por um tom mais sóbrio. Entre as alterações, o carro a ser vendido no país terá apliques de plástico imitando fibra de carbono. O quadro de instrumentos movimenta-se com a coluna de direção, quando o motorista busca um ajuste melhor. O ponto negativo é que a trava é muito dura. O porta-luvas não tem tampa, e é possível notar rebarbas no painel - sintoma comum em veículos chineses. Da mesma forma como os demais modelos da linha JAC, o J2 também virá completo, o que inclui ABS, duplo, airbag, etc.






J3 Sport, com motor 1.5 flex
A versão esportiva do J3 será lançada no salão do Anhembi, em outubro. Ela marca a estreia do motor 1.5 16V flex no hatch. Trata-se do mesmo motor do sedã J5, só que adaptado para uso com etanol e gasolina. O J3 Sport tem potência estimada em 127 cv, de acordo do Sérgio Habib. Avaliado em Hefei, o hatch apresentou arrancadas vigorosas. Habib diz que os testes sinalizaram aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. A impressão é que o carro deve mesmo andar muito próximo disso. 






Além do desempenho satisfatório (muito parecido com o do Nissan March 1.6), outra novidade é que o motor dispensa o sistema de partida a frio. Porém, diferentemente do Peugeot 308 1.6 Flex Start, no J3 o aquecimento é feito na vela de ignição, e não no combustível, como no Peugeot. O dispositivo é fornecido pela Delphi. Habib, no entanto, anuncia que a JAC vai recomendar uso de uma mistura de pelo menos 10% de gasolina em caso de temperatura ambiente abaixo de 5 graus.
Afora as mudanças mecânicas, o J3 Sport traz alterações na coloração do quadro de instrumentos (vermelha, em vez do azul) e na costura dos bancos (vermelha). Um facelift do J3 está previsto para março do ano que vem, e prevê mudanças na frente, traseira e interior. 








Caminhão T140 chega em outubro
O caminhão urbano T140 também deve começar a ser vendido em outubro, e marca a entrada da JAC no segmento comercial. O T140 vem para concorrer com Hyundai HR, Kia Bongo e Iveco. Trata-se de um modelo para capacidade de até 3.500 quilos, e portanto dentro das normas de veículos urbanos de carga (VUC).
O modelo tem motor Cummins 2.8, de 140 cavalos. Segundo Habib, ele também virá com garantia de três anos, a mesma dos automóveis da marca. Como curiosidade, a JAC é uma tradicional fabricante de caminhões, e que só recentemente (há pouco mais de dez anos) entrou no negócio de automóveis.

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